O sistema escolar suíço

 

A Suíça é um país oficialmente multilíngue com quatro idiomas nacionais sendo organizado de forma federalista. A soberania cantonal sobre as escolas e sua descentralizada estrutura são características importantes do sistema educacional. Os cantões e suas comunas financiam 90% das despesas de educação pública.

A escolaridade é dividida em duas fases : a obrigatória por lei e a facultativa.

A escolaridade obrigatória tem a duração total de 11 anos em equivalência ao ensino primário e secundário brasileiro. As crianças iniciam na escola/jardim de infância aos 4 anos de idade. 95% dos alunos frequentam a escola pública de seu município de residência. A escola pública cumpre uma importante função de integração social, pois crianças com origens sociais, linguísticas e culturais diferentes convivem e estudam juntas.

O ensino primário - incluindo dois anos de jardim de infância ou os dois primeiros anos de um nível introdutório - compreende oito anos. No cantão de Ticino, é oferecido um ano opcional para crianças a partir dos três anos de idade, além dos dois anos obrigatórios do jardim de infância.

 

O nível secundário inferior compreende três anos. Neste, os alunos são divididos em grupos de desempenho em todas ou algumas das disciplinas. Há várias formas de organização como por exemplo, aulas separadas ou aulas conjuntas com ensino de nível em disciplinas individuais. No cantão de Ticino, a escola secundária (Scuola media) dura quatro anos.

O idioma de instrução é o alemão, francês, italiano ou romanche, dependendo do cantão de residência. Por ser considerado um fator de extrema importância, a aprendizagem de idiomas desempenha um crucial papel no currículo escolar. Os alunos aprendem, além do idioma oficial do cantão um outro idioma nacional e o inglês. Com isso as crianças terminam o estudo secundário dominando no mínimo três idiomas.

A escolaridade facultativa dá-se início após a nona classe. A partir daí o jovem pode escolher um curso técnico ou ir para o ginásio se preparar para o estudo superior em uma faculdade ou universidade.

O curso técnico ou aprendizado é acoplado a uma escola técnica, como no Brasil e paralelamente a uma empresa que contrata o aprendiz para ensinar a profissão escolhida. Esta empresa oferece um salário mínimo ao aprendiz para que este possa custear despesas como transporte, telefonia e alimentação. A jornada na empresa é de 8 horas diárias durante 3 ou 4 dias por semana, dependendo do curso. Nos outros dias o aprendiz frequenta a escola técnica com o objetivo de aprender a teoria da profissão escolhida.

O aluno que preferir cursar curso superior deve continuar na escola por mais 3 ou 4 anos para se preparar para o vestibular ou Matura, como é chamado aqui. Esta prova é aplicada diretamente nas escolas, as quais preparam e acompanham os candidatos  Todo o sistema de notas e estrutura é desenvolvido pelo governo federal.

Assim que o aluno é aprovado no vestibular pode se inscrever no curso superior desejado em qualquer cantão do país.

As universidades são abertas a todos e tem uma taxa semestral média de 700 francos suíços, tornando assim o ensino de nível superior acessível a toda a população.

Paralelo ao sistema público de ensino existem na Suíça ainda, as escolas particulares e internacionais bem como universidades particulares.


Grande abraço

Patricia Mutzke

Comentários

Postagens mais visitadas