Proteção de Marca na Suíça
No âmbito jurídico uma marca significa o diferencial do produto no mercado.
Todo tipo de
representação gráfica pode ser registrada e protegida legalmente. Por exemplo:
combinações de letras iniciais como SBB (companhia ferroviária suíça); simples
termos ou palavras; logotipos em uma dimensão ou em três dimensões como por
exemplo o logotipo da marca „Rolls Royce“; slogans como „Just do it“; a
combinação de dois elementos já citados e até mesmo seqüências sonoras
referentes a marca (melodia, jingle).
Importância do registro da marca
A marca representa o diferencial decisivo
entre produtos e serviços. O desenvolvimento de uma marca requer tempo e investimento representando um valioso capital
para a empresa. Este capital deve ser protegido e assegurado contra eventual
falsificação ou cópia que podem vir a causar significantes prejuízos ao
negócio. Todavia este registro é facultativo.
A marca que for registrada primeiro,
recebe a proteção total. Ou seja quanto mais rápido o registro for efetuado,
mais segura estará sua marca. O
registro da marca possibilita ao
proprietário seu uso exclusivo. Este direito exclusivo pode ser transferido a
outros através de venda ou licença. O proprietário da marca pode ainda proibir que outros façam uso de marcas idênticas
ou semelhantes a sua.
O nome de uma
empresa não está protegido automaticamente. Para isto torna-se necessário
registrá-lo perante o Instituto Suíço de Propriedade Industrial (Swissreg).
Somente após o aceitamento do registro poderar-se fazer uso do símbolo
„registrado“ ®, que todavia não é obrigatório. É ilegal o uso deste símbolo
antes da confirmação final do registro.
Meros desenhos,
abreviaturas, dados concretos, emblemas e brasões não podem ser protegidos
segunda a legislação suíça. Uma marca não deve ser descritiva, enganosa e nem
infringir a ordem pública. Desta forma torna-se imprescindível um trabalho de
pesquisa antes de ser decidido o nome da marca, pois o Instituto Suíço de
Propriedade Industrial não verifica antes de efetuar o registro, similaridade
ou identificação com outras marcas, deixando isto por total responsabilidade do
requerente. Uma coalisão de identidade de marcas
pode desencadear um processo civil de contestação e proteção de marca. Por isso
a importância de uma fundada pesquisa anteriormente ao pedido de registro da marca, evitando assim litígios legais.
A proteção da marca é válida por dez anos podendo ser
prolongada por outros dez anos. O valor da taxa de registro abrange CHF 550 e
seu prolongamento custa CHF 700.
A melhor
estratégia para proteger uma marca
deve ser desenvolvida de antemão levando em conta os seguintes fatores:
-definição do
nome do produto ou empresa e seu logotipo
-definição de
quais países nos quais a marca será protegida
-acompanhamento do
processo de registro e eventual prolongamento do registro da marca
-cogitação da hipótese
de venda ou licenciamento da marca a terceiros.
A marca pode e deve ser registrada
nacional e internacionalmente como a seguir:
a.Registro e proteção na Suíça ou do país
de origem
Deve-se observar
a base legal, as formalidades de aplicação, os procedimentos de exame e de
tomada de decisão do país.
b. Registro e proteção internacional
Concomitantemente
ao requerimento de registro de marca
na Suíça, existe a possibilidade de extender o mesmo a Comunidade Européia bem
como diversos países associados como EUA; México, India, etc.
Para o
desenvolvimento de uma ideal estratégia de registro de marca nacional ou internacional, entre em contato com nosso
escritório. Estamos aptos a assessorá-lo na Suíça e em todos os outros países
que desejar.
Sucesso!
Adv. Patricia
Mutzke
Comentários
Postar um comentário