Dicas para adaptar-se na Suíça


Acabou de chegar na Suíça ou mora a algum tempo no país, mas ainda sente-se isolado, dê uma lida nestas dicas:


1) Procure a sua prefeitura e peça informações sobre os serviços prestados a comunidade. Um dos serviços mais procurados é a compra de um bilhete de trem válido por um dia com um preço baixo. Basta reservar o bilhete com antecedência no site de sua prefeitura e buscá-lo um dia antes de partir. Mas atenção, este bilhete pode ser usado em toda a rede de transporte público da Suiça, mas por apenas 24 horas!

2) visite a biblioteca mais próxima. Elas oferecem literatura por um preço anual irrisório e em diversos idiomas. Para as crianças existe também uma enorme variedade de livros, cds e filmes.

3) procure juntar-se a grupos locais, igrejas, associações e instituições. Desta forma estará ampliando seu círculo de amizade e mantendo-se informado.

4) pratique esporte, dança ou ginástica. Através do esporte pode conseguir inúmeras dicas sobre a Suiça e ao mesmo tempo cuidar de sua saúde.

5) aprenda o idioma da região: alemão, italiano, francês ou retro-romano. Esta é uma forma de descobrir a cultura e poder participar mais na sociedade.

Colocarei sempre dicas para uma boa adaptação na Suiça no canto superior esquerdo do blog.

Se tiver outras dicas e quiser contribuir, faça seu comentário!


Patricia Mutzke
Advogada atuante no Brasil, Suíça e Europa






Postagens mais visitadas